saiba mais continuar O site da Apojovi e Aposénior faz uso de Cookies de modo a que possa ter a melhor experiência de utilização de todas as suas funcionalidades, não recolhendo informação pessoal. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Aposénior - Grupos

A Aposenior incentiva os seus alunos a desenvolver os seus próprios projetos e a concretizar os seus sonhos. Esta dinâmica já levou à constituição de vários grupos que autonomamente colocam em prática aquilo que aprendem nas aulas da Aposenior.

Tiroliro – Grupo de Cavaquinhos da Aposenior

O Grupo de Cavaquinhos da Aposenior formou-se com os alunos das aulas de cavaquinho, uma das valências de ensino desta Universidade Sénior. Este grupo participou no Encontro de Cavaquinhos de Cernache, em Maio de 2015. De forma completamente gratuita, anima convívios em Lares e Centros de Dia, levando alegria e calor humano aos seus pares mais fragilizados. Em Novembro e Dezembro de 2015, participou nos Encontros Surpresa, que tiveram como objetivo surpreender os turistas ou os cidadãos comuns para o que acontece na cidade de Coimbra, tanto na área cultural como na área da música popular, sem que tenham de se deslocar a centros de artes e espetáculos.

Coro Misto da Aposenior

O Coro Misto da Aposenior foi criado em Junho de 2008. É constituído por 30 elementos com idades compreendidas entre os 40 e os 80 anos. O Coro Misto tem feito intercâmbios culturais e participado em encontros de coros em várias regiões do nosso país e também no estrangeiro. Em 2009 fez uma viagem a Itália e à Áustria, onde realizou concertos. O seu reportório é diversificado, passando do erudito ao tradicional, o que permite agradar a uma boa parte dos espectadores. Este grupo tem como objetivo, não só contribuir para a divulgação da música coral, mas também agir como fator de dinamização e coesão na nossa Universidade Sénior.

Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro da Aposenior surgiu em 2014, sendo, por isso, um grupo recentemente formado, ainda à procura do seu nome e da sua forma. E se o caminho se faz caminhando, podemos dizer que é um grupo que está a caminho. Conta com dez elementos. O gosto pela arte de representar tem feito deste grupo um exemplo de dedicação na área do teatro e, por essa, razão já teve oportunidade de mostrar o seu talento em diversos eventos da Aposenior.

Grupo de Danças de Salão

O grupo de Dança da Aposenior é composto por 43 elementos. Teve início em 2012. O seu repertório é constituído por: Chachacha; Tango; Pasodoble; Bachata; Kizomba; Samba. Entre outras, podem destacar-se as seguintes atuações do Grupo de Dança: Ateneu Coimbra (2013.03.28); FIL (2013.12.04); Associação Cristã da Mocidade (2013.06.01); Bragança (2014.04.08); Coimbra - Praça 8 de Maio (2014.04.25); Lar S. Filipe (2014.02.17); Meda (2014.06.01); Teatro Académico Gil Vicente – Coimbra (2014.11.28); I Gala Aposenior (2015)

Grupo de Danças Folclóricas

Este é o mais recente grupo da Aposenior. No presente ano letivo (2015/2016) abriu-se uma turma de Danças Folclóricas. Os seus alunos, movidos pelo gosto que têm nas danças tradicionais portuguesas, constituíram o Grupo Folclórico da Aposenior. Apesar do seu pouco tempo de existência, mas graças ao forte empenho daqueles que o compõem, tem feito um grande trabalho, que já lhe permitiu realizar algumas demonstrações públicas, nomeadamente no I Café Concerto (organizado pela Aposenior) e na II Gala de Danças Regionais (organizada pela Unisseixal).

Vivências: Grupo de Cantares

Os elementos deste grupo gostam de cantar, conviver, partilhar a amizade, sorrir e de ajudar os outros. Cada um traz consigo uma vivência de vida diferente. Este grupo tem um espírito jovem. Decorria o ano de 2011 quando, por brincadeira, pouco mais de meia dúzia de alunos do Coro e da Classe de Instrumentos da Aposenior resolveram juntar-se e formar um grupo de cantares, motivados pelo gosto de expressar a música popular portuguesa. Pouco a pouco foram-se juntando novos elementos e hoje em dia já são 22. No seu reportório já contam com um pouco mais de meia centena de canções. Têm cantado, a convite de Instituições, oficiais ou não, Associações e, sobretudo em Lares de idosos, a quem levam alegria e são retribuídos pelo carinho recebido.